João Pessoa, 29 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Curso de Medicina Veterinária do UNIESP recebeu nota máxima do MEC

Comentários: 0
publicado em 29/05/2023 às 09h34
atualizado em 29/05/2023 às 06h50

Kubitschek Pinheiro

Mais uma vitória do Centro Universitário Uniesp, que está chegando a 25 anos em solo paraibano – O curso de Medicina Veterinária, que entrou na grade das graduações em 2020, recebeu nota máxima do MEC.

Segundo a coordenadora, foi sim, motivo de comemoração, já que o curso tem apenas três anos, com uma mega estrutura e professores qualificados Estamos imensamente felizes, com essa nota 5, essa nota máxima. É uma notícia maravilhosa. Para nós é uma satisfação fazer parte do UNIESP, nós trabalhamos com excelência acadêmica”, pontua Paula Fernanda.

Quando uma pessoa pensa na profissão médico veterinário, muitas vezes, o primeiro pensamento que vem à cabeça é “o médico que cuida dos bichinhos” mas é só isso. De fato, trabalhar em uma clínica veterinária é uma das ótimas possibilidades de atuação do profissional, já que o setor pet atravessa intacto qualquer crise no Brasil e segue faturando milhões. 

No entanto, não é só isso que um veterinário faz. O campo de atuação abrange dezenas de especialidades que permitem o contato com animais silvestres e domésticos de pequeno e grande porte, bem como o trabalho focado na saúde pública e no controle de produtos de origem animal.

O curso do Uniesp é o mais completo e é focado em fornecer ao profissional um caráter generalista, mas com ênfase em Saúde Animal, Saúde Única e Gestão do Agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural.

Você tem interesse em seguir carreira na Medicina Veterinária? Quer saber como funciona o curso, como é o mercado e quais são as áreas em que o profissional pode atuar após formado? Então, vai no Uniesp e descobre muito mais.

Diferencias do curso de Medicina Veterinária UNIESP

Laboratório de Bioquímica; Laboratórios de Anatomia com peças cadavéricas e sintéticas, software com modelos interativos, que permitem explorar detalhes da anatomia animal por meio de dissecções totalmente virtuais, Laboratório de Microscopia e Microbiologia com modernos equipamentos para aulas práticas, Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC’s, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado. O estacionamento é amplo e gratuito.

O MaisPB conversou com a professora coordenadora Paula Fernanda e traz mais informações e novidades – o III SIMVET que irá se realizar de 19 a 22 de setembro, com muitas palestras e minicursos.

Professora Paula Fernanda

MaisPB – Que alegria um curso ainda em curso receber nota máximo no MEC, né ?

Paula Fernanda – Uma alegria enorme. Uma felicidade!! Estamos imensamente felizes, com essa nota 5, essa nota máxima. É uma notícia maravilhosa. Para nós é uma satisfação fazer parte do UNIESP, nós trabalhamos com excelência acadêmica.

MaisPB – como vocês coordenadora, professores e alunos receberam essa boa nota?

Paula Fernanda – Recebemos com muita alegria. Estávamos todos na expectativa, pois essa nota é resultado de um trabalho de equipe, de um trabalho coletivo, tanto de docente como dos discentes. Foi uma festa. Pois é essa nota é resulta da avaliação de três importantes dimensões: – Organização Didático Pedagógico; – Corpo Docente; – Infraestrutura.

MaisPB – O Curso de Veterinária do UNIESP tem um diferencial na estrutura física e no aprendizado – vamos falar sobre isso ?

Paula Fernanda – A nossa instituição conta com a melhor estrutura para as aulas práticas e teóricas. O do curso de Medicina Veterinária conta com inúmeros Laboratórios, Ambulatório e Diagnóstico por Imagem com atendimento ao público externo e conta também com um excelente com Complexo de Medicina Veterinária, com vários consultório e centro cirúrgico. Além de uma equipe altamente qualificada, com professores engajados. Uma matriz curricular diferenciada e atualizada. Isso faz toda diferença.

MaisPB – Quando teremos a formatura da primeira turma?

Paula Fernanda – A primeira turma de Medicina Veterinária do UNIESP a se formar será em 2024.2. Estamos ansiosos por esse momento.

MaisPB – Hoje em dia o curso de medicina veterinária tem um peso grande e uma busca incessante de alunos?

Paula Fernanda – Sim, bastante. A Medicina Veterinária está em ascensão, vem crescendo com o passar dos anos, vem evoluindo rapidamente, em um cenário de revolução tecnológica e transformações gerais na sociedade. Brasil é, atualmente, a nação com maior número de Médicos Veterinários: são 154,9 mil, segundo números CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Esse número pode ser explicado pela quantidade de animais de estimação: os brasileiros possuem 139,3 milhões deles, de acordo com números da Abinpet. Já no setor da pecuária, o país lidera o ranking de bovinos do mundo, com 212 milhões.


MaisPB- Vocês já fizeram várias ações em prol dos animais. Como anda esses avanço?

Paula Fernanda – Sempre fazemos campanhas em prol dos animais, seja arrecadando alimentos ou fazendo campanha de vacinação antirrábica. Nosso próximo passo será promover o controle populacional dos animais, evitando assim o aumento do número de animais de rua e também a disseminação de zoonoses.


MaisPB – E as vacinas?

Paula Fernanda – Sim, sempre estamos realizando, pois é a única forma de prevenir as enfermidades e manter nossos animais saudáveis.

MaisPB – Você percebe além do profissionalismo uma vocação maior por parte dos alunos?

Paula Fernanda – Posso falar sem dúvida nenhuma, que há uma grande vocação dos nossos alunos. Quem faz Medicina Veterinária, faz por vocação. Gostar de animais é apenas uma das aptidões necessárias a quem desejar ser um médico veterinário.


MaisPB – Temos mais novidades a serem lançadas?

Paula Fernanda – Temos sim. Nosso Complexo de Medicina Veterinária foi recém-inaugurado, com uma grande infraestrutura e bastante para oferecer o melhor para os nossos alunos, conta com um amplo espaço para atendimento clínico dos animais, e com vários consultórios médicos e um grande bloco cirúrgico. E a outra novidade é que de 19 a 22 de setembro, teremos o nosso III SIMVET, com muitas palestras e minicursos.

Leia Também