João Pessoa, 30 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (Partido Nacional), reagiu, nesta terça-feira (30) às declarações do presidente Lula (PT), que disse que a Venezuela é vítima de uma narrativa antidemocrática e autoritarismo. (Vídeo ao fim da matéria)
Durante encontro dos presidentes da América do Sul, Pou se mostrou insatisfeito com a aproximação entre o presidente do Brasil e Nicolás Maduro. Ele chegou a citar o encontro entre os chefes do executivo na segunda-feira (29) e se disse ‘surpreso’ com a fala do petista.
O nacionalista uruguaio ressaltou que há no momento uma agenda mundial que tentar reestabelecer uma democracia na Venezuela e classificou o discurso de Lula como uma forma de tentar ‘tapar o sol com um dedo’.
“Esta reunião foi precedida, não sei de que forma, planejada ou não, por um encontro entre Brasil e Venezuela. E há uma declaração aqui que eu tenho um rascunho aqui. Eu devo dizer que fiquei surpreso, quando você falou que o que está acontecendo na Venezuela é uma narrativa. Você sabe o que pensamos sobre a Venezuela e o governo venezuelano? Existem grupos no mundo que estão mediando para que haja democracia plena na Venezuela. A pior coisa que podemos fazer é tapar o sol com um dedo”, afirmou Pou.
O discurso de Lula em relação a Venezuela e o possível apoio a Nicolás Maduro vão de encontro ao posicionamento de ONGs e organismos internacionais, que criticam a fala do presidente. Um levantamento das Nações Unidas constatou violação dos direitos humanos e crimes contra a Humanidade por parte do governo venezuelano.
“Fiquei surpreso quando você falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”, diz Lacalle Pou para Lula.
Presidente do Uruguai contestou fala do presidente brasileiro durante reunião entre presidentes da América do Sul.
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/jYhBDvN7ks
— Metrópoles (@Metropoles) May 30, 2023
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024