João Pessoa, 10 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Fotos – Guto Costa e Bruno Henrique
Xande já passou por vários Pilares, e é um artista sempre em ascensão. Ele está lançando em todos os aplicativos de música, o bloco “Alô Bateria”, primeiro do novo DVD “Esse Menino Sou Eu”, segundo da carreira solo do artista, gravado no Morro da Urca (RJ). Entre as 21 faixas, “Dona dos Meus Sonhos / É Diferente”, que conta com a participação do grupo “Menos É Mais”. A noiva do cantor, Mikimbeth, faz uma participação como dançarina na gravação de uma das faixas.
Os outros sambas que fazem parte deste bloco são Ê Capitão, Samba Bombom, “Só Depois”, regravação que viralizou nas redes sociais, Desengano”, Se Me Abandonar / Essência da Paixão, a recém lançada Me Abraça (feat. Ferrugem), Indecisão / Grades do Coração / Esqueci de Te Esquecer, Altas Horas / Vem Ficar Comigo, Baixa Essa Guarda / Sou Capaz de Tudo / Pureza da Flor, além do pout-pourri Nada de Pensar em Despedida / Brigar Não Tá Com Nada, que também traz a participação do Menos É Mais.
O DVD, que é uma festa, conta ainda com a participação do cantor Belo em Preciso Te Amar / Coração Radiante e Compasso do Amor / Coração Blindado. Já Arlindinho divide voz com Xande nas canções Show Tem Que Continuar e Jogo de Sedução. As regravações das músicas Saudade Do Amor, Só Vai De Camarote / Mulher Traída, Clareou, Tá Escrito, Deixa Acontecer / Medo De Amar, Faixa Amarela /Brincadeira Tem Hora e Sina finalizam a lista de repertório deste bloco. A direção musical é de Leandro Sapucahy e a direção executiva de Sérgio Marques. É som por todo canto.
O DVD tem a energia de Xande. Ele conversou com o MaisPB e contou mais detalhes do novo trabalho e fala de sentimentalidades, da admiração dele pelos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, dos amigos, da turma que está cantando com ele e revelou que teve um grande amor aqui na Paraíba.
MaisPB – Esse DVD está começando com o “Alô Bateria”?
Xande de Pilares – Sim, esse o primeiro com Ferrugem, teve “Preciso Te Amar” com o Belo e Mikimbeth.
MaisPB – Essa faixa com o Ferrugem é muito bonita, fala da importância do abraço?
Xande de Pilares – É porque a gente está vivendo numa época muito difícil, as pessoas estão mais preocupadas em se agredir, não querem se abraçar e estão mais radicais umas com as outras, ninguém está com paciência. Essa música é para o povo deixar de se estressar, principalmente nas redes sociais. Só querem saber de briga.
MaisPB – Um pouco de amor, né?
Xande de Pilares – Exato, um gesto de carinho. Pede um abraço, um abraço já é bom demais, um abraço já resolve muita coisa, quando uma pessoa quiser brigar, dê um abraço.
MaisPB – Você produziu muito na pandemia, né?
Xande de Pilares – Produziu muita coisa, muitas canções. É aquela coisa, quando a gente gosta do que faz, a gente faz e muito bem. Eu não estou na música só para ser conhecido e colocar uma prata no bolso. A música é minha vida, o meu samba.
MaisPB – Você escutava música desde menino, né?
Xande de Pilares – Lembro do avó, seu Custódio, meu tio, minha mãe e meu pai. Lá em casa todo mundo sempre gostou de música, era um ambiente muito musical.
MaisPB – Você já ouvia Cartola, Nelson Cavaquinho…
Xande de Pilares – Sempre gostei, The Police, Cartola, Ray Charles, Elizeth, Clara Nunes, Alcione,Agepê, Os Originais do Samba, Ataulfo (Alves), Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Exporta Samba e outros bambas.
MaisPB – Você tem amigos aqui, na Paraíba, né?
Xande de Pilares – Não só tenho amigo, mas quase casei aí. Eu tive um amor, aliás, alguns. E tenho bastante amigos, eu gosto muito da Paraíba até hoje.
MaisPB – Caetano gravou “Tá escrito”, de sua autoria com os filhos, Moreno, Zeca e Tom?
Xande de Pilares – Caetano gravou duas canções, “Trilha do Amor” ao vivo com Arlindo Cruz e depois gravou “Tá escrito” com os filhos dele, essa canção é linda. Maria Bethânia está cantando “Tá escrito”, nos shows, eu me sinto feliz. Isso é um privilégio!
MaisPB – Aliás, que canção linda, “Cria da Comunidade”, que ela gravou sua, com você no disco “Noturno”. Quem é a moça na composição?
Xande de Pilares – Foi na pandemia. O Serginho Miriti, já tinha ideia e a gente concluiu na pandemia e a Bethânia gostou, e me chamou pra gravar. Eu fiquei feliz pra caramba. Eu sou muito fã dela. Gosto muito deles e sempre escuto Bethânia, Gil, Gal, Caetano, Chico Buarque.
MaisPB – Quem levou a canção “Tá escrito” para o show “Ofertório”, foi Zeca, o filho de Caetano Veloso…
Xande de Pilares – Foi sim, eu estava no teatro e não tinha a menor ideia que eles iriam cantar, fiquei emocionadíssimo. Muita gente me olhando….
MaisPB – Quando é que você vem à Paraíba?
Xande de Pilares – Se eu não for, vou pegar um avião e vou aí cantar, matar a saudade dos amores. Gosto muito da cultura paraibana, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Elba Ramalho
MaisPB – E o Pagode da Tia Gessi…
Xande de Pilares – Foi onde eu comecei, foi uma das oportunidades que eu tive na vida, na época que eu tocava à noite para ganhar uns trocados. Cantar na noite é muito importante, você aprende o significado da luta de uma artista, não é só subir do palco. Hoje ninguém quer mais tocar na noite, todo mundo quer ser artistas da noite para o dia.
MaisPB – Quando a gente vê você no palco, estamos diante de um artista de muitos pilares…
Xande de Pilares – Obrigado pela moral, eu continuo aprendendo, querendo saber mais.
MaisPB – Você também é ator, está no filme “Made in China” uma comédia brasileiro, dirigido e adaptado por Estevão Ciavatta, estrelado por Regina Casé e Xande de Pilares…
Xande de Pilares – É sim, o diretor é do marido dela, Estevão Ciavatta. Eu gostei muito.
MaisPB – Quando vai ser a outra parte do DVD?
Xande de Pilares – Agora em junho sai a segunda parte. E em agosto tenho uma boa surpresa, mas não posso falar.
MaisPB – Xandre está feliz?
Xande de Pilares – Cada música que faço, é um filho meu que nasce.
MaisPB – Você conhece o som de Chico César?
Xande de Pilares – Estive com ele agora no jantar em homenagem a Alcione, gosto muito de Chico César e da sua obra.
EM SOLENIDADE - 06/01/2025