João Pessoa, 28 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BATALHA VENCIDA

Exames mostram que tumor na laringe do ex-presidente Lula desapareceu

Comentários: 0
publicado em 28/03/2012 ás 12h51

Os exames aos quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido nesta quarta-feria (28) mostraram o desaparecimento do tumor que ele tinha na laringe. Ao R7, o oncologista Paulo Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, disse que, no momento, "não há mais evidências" do câncer, que havia sido diagnosticado em outubro do ano passado.

A informação foi confirmada também por uma fonte do hospital que não quis se identificar. De acordo com essa fonte, um boletim médico deverá ser divulgado ao meio-dia.

Lula chegou ao hospital às 8h e foi direto fazer os exames. Após receber o diagnóstico, o ex-presidente foi embora, por volta de 11h30.

Segundo Hoff, o ex-presidente passou por uma ressonância e um exame de imagem que permitiu visualizar o local em que estava o tumor com uma câmera.

Embora não haja mais evidências do tumor, os médicos evitam, porém, falar em cura. Para que seja considerado totalmente livre da doença, Lula precisará fazer um acompanhamento nos próximos anos.

A bateria de exames de hoje estava marcada para a última sexta (24), mas a equipe responsável decidiu adiá-la para que o ex-presidente pudesse se recuperar completamente de uma inflamação na garganta que o acometeu na última semana.

Lembre a luta de Lula contra o câncer  – Além disso, segundo a equipe médica, uma cicatrização ainda incompleta, por exemplo, da região queimada na radioterapia, poderia interferir nos resultados dos exames de hoje. Por isso, optou-se por esperar.

Lula, que tem 66 anos, também se recuperou recentemente de uma pneumonia que o deixou internado por uma semana no início deste mês.

Durante a internação por causa da infecção dos pulmões, a equipe médica tratou Lula com antimicrobianos. A pneumonia ocorreu em razão de uma queda no sistema de defesa do organismo do ex-presidente, o que é normal para quem passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia para combater o câncer na laringe.

Como a região da garganta ficou machucada por causa da radioterapia, o ex-presidente vem enfrentando dificuldades para falar e se alimentar. Com uma dieta rígida, baseada na ingestão de líquidos, ele perdeu 18 quilos.

Leia a íntegra do boletim médico:

BOLETIM MÉDICO
28/03/2012
11h50

O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje (28/03), para realização de exames e avaliação dos resultados do tratamento ao qual foi submetido.

Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado.

O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.

A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico

R7