João Pessoa, 17 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Depois de vinte anos seguidos no comando administrativo da maior cooperativa médica da Paraíba, a Unimed João Pessoa, o médico Aucélio Gusmão foi destronado do cargo. A chapa da Oposição, encabeçada pelo médico e professor Alexandre Magno, venceu a eleição para nova diretoria por maioria de 304 votos.
Dos 1270 votos registrados, Alexandre obteve 757 contra apenas 453 do então presidente Aucélio Gusmão.
O MaisPB, o único a divulgar todas as denúncias e irregularidades detectadas pelos Conselhos Fiscal e de Administração da Cooperativa, desde 2011, passou todo o dia da eleição cobrindo os fatos e bastidores da escolha para o comando do mais renomado plano de saúde do Estado. Todos os sinais já indicavam a vitória da chapa Unidos pela Unimed.
Ninguém, no entanto, previa que a diferença seria tão elástica, praticamente na proporção de dois por um. "A gente já sentia a avassaladora onda da mudança", registrou Ruy dantas, marqueteiro da chapa da Oposição.
Neste momento, cooperados que votaram na chapa oposicionista se confraternizam na Casa Rocia, em Tambauzinho, local que sediou a votação durante todo o dia.
Histórico – A derrota de Aucélio era uma crônica anunciada. Durante os últimos seis meses, o Portal MaisPB cobriu com independência e isenção todos os fatos que antecederam à eleição e os resultados das assembléias da Cooperativa, que já prenunciavam o desfecho deste domingo.
Maior plano de saúde privado do Estado, a Unimed atravessa nos últimos anos uma crise sem precedentes. Auditorias encomendadas pelo Conselho Fiscal da Unimed-JP apontaram várias irregularidades.
Entre elas, a que levou a Cooperativa ser multada em mais de R$ 40 milhões pela Receita Federal. O fato foi abafado por Aucélio e só veio a tona durante uma das assembléias. Em praticamente todas, os cooperados já votavam contra os itens de interesse de Gusmão.
MaisPB
novo protesto - 16/01/2025