João Pessoa, 14 de dezembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
turismo

Com produção própria, Areia recebe título de “Capital das flores”

Comentários: 0
publicado em 14/12/2023 ás 09h17

Areia vem há anos se destacando no cultivo e na decoração de seus ambientes com flores . Tanto que recentemente rendeu-lhe o título de capital paraibana das flores. A lei 12.946 de autoria do deputado Hervázio Bezerra foi sancionada pelo governador do estado da Paraiba, João Azevedo, e foi divulgada no lançamento da Rota das Flores, uma iniciativa do Sebrae Paraiba, unindo as cidades de Areia, Remígio, Solânea e Pilões, que aconteceu na zona rural areiense, no dia 04 de dezembro.

E há mesmo motivos de sobra para ela ser a capital das flores. É em Areia que acontece na primavera  o Festival das Flores. O evento concentra floriculturas da cidade e do estado, com atrações gastronômicas e musicais, no Ginásio do Colégio Santa Rita, patrimônio histórico.

Também é desenvolvido o projeto Estrada das Bougainvilles.  Uma ação da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, Atura, que pretende unir as cidades de Areia e Remígio, por meio do plantio de bougainvilles, às margens da PB 079. Mas a ideia social é poder fomentar o trabalho de floriculturas no meio rural dos municípios envolvidos.
Das 10.500 mudas plantadas de bougainvilles, mais de 7.000 foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Chió que já prometeu novos investimentos para o projeto.
Areia já realizou diversas iniciativas de valorização das flores. Uma das campanhas foi estimulando que casas e estabelecimentos tivessem suas fachadas decoradas com flores. Na época, virou tema da Rota Cultural Caminhos do Frio na cidade.

Esse não é o único titulo que Areia possui. Ela já ganhou o título de capital paraibana da cachaça, de propositura do deputado estadual Eduardo Carneiro. O título veio, porque é a cidade que tem maior número de engenhos no estado.  São 11 engenhos inscritos na Associação de Produtores de Cachaça de Areia, APCA.

De acordo com Leonaldo Alves, presidente da Atura, e professor da UFPB, receber esse título é um ganho para o setor produtivo na área de viverismo e produção de plantas ornamentais de Areia. ” A Atura vem realizando anualmente o Festival das Flores que já está na sua 4ª edição. Nós temos projetos que estimulam essa atividade, haja vista que é uma das vocações de Areia a produção de flores e de plantas ornamentais. Com o projeto Estrada das Bougainvilles, temos o incentivo à cadeia produtiva das flores, e essa ação é também vitrine para o desenvolvimento das floriculturas locais. Portanto, o título de capital paraibana das flores é merecido e nós entendemos que vai estimular, que vai dar mais evidência à essa vocação que Areia já tem, abrindo assim a oportunidade de mais pessoas se envolverem e gerarem mais emprego e renda na área de produção de plantas ornamentais e de flores”, arrematou Leonaldo.

As bougainvilles da PB 079 estão em plena floração e já há pessoas parando de forma segura para fazer fotos com as flores de fundo entre Areia e Remígio.  Nasce mais um ponto turístico no Brejo da Paraíba.

MaisPB