João Pessoa, 27 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Roma, capital da Itália, foi considerada em 2019 a 11ª cidade mais visitada do mundo. Recebendo mais de 10 milhões de turistas, a cidade italiana é um tesouro cultural que encanta visitantes de todo o mundo e que não é diferente com os brasileiros. Segundo o Ministério do Turismo, o número de turistas brasileiros cresceu 84% só no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. Ofertas de voos para Roma, ausência de visto e possibilidade de visitar obras históricas como o Coliseu são apenas alguns dos motivos que levam brasileiros a fazer turismo nesta cidade. Aqui vai uma lista de 5 lugares para conhecer e se maravilhar com este destino único.
Roma possui também o título de “Cidade Eterna” e o Coliseu é uma das obras que mostra o porquê. Construído entre os anos de 72 d.C. e 80 d.C, esse monumento mostra a grandeza do que foi o império romano. Estima-se que podia abrigar entre 50 e 80 mil espectadores para as apresentações. As lutas dos gladiadores, caça de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados nas mitologias são alguns dos espetáculos comuns da época. Os ingressos para visitação podem ser comprados online. As visitas guiadas podem ser feitas também pela noite, quando a quantidade de pessoas visitando é menor e se tem a oportunidade de conhecer também a área inferior do Coliseu, que é uma parte mais restrita.
Um dos símbolos mais conhecidos de Roma, a Fontana di Trevi é um espetáculo de beleza e superstição. Projetada por Nicola Salvi, a fonte tem 26 m de altura por 20 m de largura e é alimentada por um aqueduto chamado “Acqua Vergine”, que foi construído pelos romanos em 19 a.C. e ainda fornece água à cidade. Uma tradição popular associada à Fontana di Trevi é a de atirar uma moedinha sobre o ombro esquerdo na água da fonte. Diz-se que isso garante o retorno do visitante a Roma. Atirar uma segunda moeda está associado a encontrar o amor, e uma terceira moeda, a se casar. Essa tradição teve sua origem com o filme “Três Moedas na Fonte” de 1954. Todas as moedas são coletadas e o dinheiro destinado às instituições de caridade. Sua visitação é gratuita e costuma estar sempre bem lotada. A dica é ir bem cedinho ou quase de madrugada, quando o fluxo de turistas é menor.
O Vaticano é uma cidade-estado soberana desde 1929 e sede da Igreja Católica. A sua riqueza histórica e cultural atrai anualmente inúmeros visitantes independentes de religião. A Basílica de São Pedro é uma obra-prima arquitetônica, abrigando o impressionante Baldaquino de Bernini e a Pietà de Michelangelo. Os visitantes também podem subir à cúpula para desfrutar de vistas panorâmicas de Roma. A Capela Sistina é um ponto que deve estar em qualquer lista. Famosa por seu teto, obra-prima de Michelangelo, toda a igreja impressiona pela sua riqueza artística. Deve-se tirar tempo para apreciar as esculturas, a pintura do Juízo Final e afrescos que fazem dessa capela um patrimônio da humanidade pela UNESCO. A Capela Sistina faz parte do museu do Vaticano e, portanto, para visitá-la é necessário adquirir o ingresso do museu.
Construído por Agripa durante o reinado de Augusto e posteriormente reconstruído por Adriano, o Panteão representa um testemunho extraordinário da engenhosidade arquitetônica romana. Ao percorrer seus espaços interiores, os visitantes podem admirar as imponentes colunas e apreciar a harmonia perfeita que caracteriza este antigo templo. A praça que envolve o Panteão adiciona um charme adicional à visita, proporcionando um cenário encantador para apreciar a grandiosidade deste monumento histórico. Recomenda-se aos turistas explorarem os arredores e absorver a atmosfera única que torna o Panteão uma parada obrigatória para quem busca uma autêntica experiência romana. Está localizado na Praça (Piazza) da Rotonda e a visitação é gratuita. Por ser um templo religioso, deve-se ter atenção às regras de vestimenta e comportamento durante a visita, sobretudo nos horários de missa no local.
Escultura de mármore com feição de um rosto humano, a Boca da Verdade está localizada na Igreja Santa Maria in Cosmedin. A crença popular afirma que a Boca da Verdade funciona como um detector de mentiras: aqueles que colocam a mão na boca e dizem uma mentira teriam suas mãos misteriosamente mordidas. Embora essa história tenha um toque de folclore, a verdadeira origem e propósito da escultura são desconhecidos. Os turistas são atraídos pela tradição de testar sua sinceridade diante da Boca da Verdade, criando filas, especialmente durante a alta temporada. Além da curiosa superstição, os visitantes podem explorar o encantador bairro do Trastevere, onde a igreja está localizada, proporcionando uma experiência cultural adicional em meio às ruas pitorescas de Roma.
Encantadora e cativante, Roma convida a explorar suas ruas de paralelepípedos e a absorver a magia que a torna eterna. Uma viagem a esta cidade é um convite irresistível para testemunhar a grandiosidade do passado e criar memórias inesquecíveis.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024