João Pessoa, 07 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Repleta de riquezas naturais, detentora de um rico acervo histórico e de uma população acolhedora, a Paraíba se apresenta como um ótimo destino para quem deseja fugir do agito do Carnaval. Do Litoral ao Sertão, existem opções que se encaixam ao perfil do turista.
Principal porta de entrada de visitantes no Estado, a Capital, João Pessoa, oferece uma excelente infraestrutura hoteleira, variada gastronomia e praias urbanas tranqüilas. O visitante também pode definir com um guia turístico um roteiro cultural pelo Centro Histórico ou uma visita ao Jardim Botânico ou à Bica (Parque Arruda Câmara).
O roteiro pelas praias pode ser estendido até a cidade do Conde, no Litoral Sul. Lá, estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba (naturista), Praia Bela e Carapibus. Ao final do dia, o turista pode conhecer a beleza da praia do Jacaré, no litoral Norte. Localizada às margens do rio Paraíba, é neste ambiente que ocorre o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel, executado pelo músico Jurandir do Sax.
Na Capital – Quem viaja para João Pessoa, deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, na praia de Tambaú. É para lá, durante a maré baixa, que saem passeios de barcos até as piscinas transparentes e repletas de peixes coloridos. As praias de Manaíra e Bessa se destacam pelas cores de suas águas, que oscilam entre azul e verde, e pelas temperaturas mornas durante o ano inteiro. As calçadas da orla pessoense são ótimas para a prática de caminhada.
Já as praias do Seixas (onde está o ponto mais oriental das Américas), Penha, Praia do Sol, Jacarapé e Barra de Gramame têm belos coqueirais e uma falésia gigantesca. São praias mais desertas e com um exuberante visual. Nenhuma delas pode ficar fora do roteiro.
Outra opção é conhecer o rico acervo arquitetônico da cidade. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e guarda imponentes construções, a exemplo da Igreja São Francisco, uma das maiores expressões do barroco do século XVIII. A igreja fica no Centro Cultural São Francisco, que abriga, também, a rica Capela da Ordem Terceira e, na parte superior, dois museus, de arte popular e sacra.
Quem quiser conhecer bem a Capital, não pode deixar de visitar o Porto do Capim, à beira do Rio Sanhauá, onde nasceu João Pessoa, fundada em 1585. O Memorial do Hotel Globo, a Igreja de São Pedro Pescador e os casarios da Praça Antenor Navarro são outros atrativos. Além disso, tem o Theatro Santa Roza, uma das casas de espetáculo mais antigas do País, inaugurado em 1889. O teatro é aberto para visitação de segunda à sexta-feira, e no final de semana, quando há espetáculos.
Secom-PB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025