João Pessoa, 02 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A disputa judicial envolvendo a Executiva Nacional do PSDB contra o dispositivo da Constituição da Paraíba que permitiu a eleição antecipada do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), para os dois biênios causou inúmeras reações e dúvidas sobre o que teria motivado a ação.
O Portal MaisPB buscou ouvir do partido, presidido por Marconi Perilo, afim de saber o que teria motivado o ingresso do processo, que hoje está sob a relatoria do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar do pedido de desistência feito pela sigla, o magistrado ainda não se manifestou sobre o pleito.
Confira o que diz o PSDB:
Portal MaisPB – Qual o interesse inicial que o PSDB tinha ao ingressar com essa ADIN?
Executiva do PSDB – Discutir a constitucionalidade do artigo da constituição estadual apenas. Nenhuma relação com a eleição da Mesa Diretora, se é essa a sua dúvida.
Portal MaisPB – A ação movida na terça-feira, dia 30, especifica diretamente o caso da Paraíba. O que motivou o partido, antes da desistência, ingressar com a ação?
Executiva do PSDB – Foi um erro. Lamentável, mas nada além de um erro.
Portal MaisPB – Por que houve o recuo? Por pedido da executiva estadual ou por equívoco no processo?
Executiva do PSDB – As duas coisas.
Portal MaisPB – Em ações passada, a exemplo da ADPF 572, o ministro Fachin levantou o artigo 5º da Lei 9.868/1999 para rejeitar a desistência. “Art. 5o Proposta a ação direta, não se admitirá desistência”. Com isso, o partido acredita que conseguirá reverter a situação?
Executiva do PSDB – Acreditamos que conseguiremos reverter sim.
Portal MaisPB – Vão desistir também do caso envolvendo o Piauí?
Executiva do PSDB – Este assunto não entrou em pauta.
Na última terça-feira (30), a Executiva Nacional do PSDB ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
+ PSDB aciona STF para derrubar eleição do segundo biênio de Galdino
O PSDB argumentou que a eleição interna deve ser realizada em momento próximo ao início do terceiro ano da legislatura e não na posse dos parlamentares.
“O enorme lapso entre a data da realização da eleição e a datado início do segundo biênio se dá em detrimento da representatividade da composição do órgão de gestão quanto à conjuntura política do biênio para o qual eleito”, disse o ninho tucano.
Horas após o processo ser revelado pelo Blog Wallison Bezerra, do Portal MaisPB, o presidente do PSDB da Paraíba, Fábio Ramalho, disse que a ação foi um equívoco e prometeu tentar reverter a demanda judicial.
+ PSDB diz que ação contra posse de Galdino foi “equívoco” e vai pedir suspensão do processo no STF
Hoje, no início da tarde, o PSDB protocolou um pedido de desistência da causa em documento enviado ao ministro Edson Fachin.
+ PSDB recua e pede a Fachin arquivamento de ação contra posse de Galdino no 2º biênio
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024