João Pessoa, 01 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Em homenagem a um dos principais expoentes do cinema brasileiro, o vereador Bira (PSB) irá apresentar na Câmara Municipal de João Pessoa um projeto de lei denominando o anexo da Estação Ciência de “Espaço Cineasta Linduarte Noronha”. O anexo ainda será inaugurado e contará com diversos espaços de exposição, auditórios e salas de exibição.
De acordo com o vereador Bira, a homenagem é uma forma de reconhecimento público ao grande cineasta que marcou a história do cinema brasileiro. “Linduarte Noronha revolucionou a forma de se fazer filmes e deixou sua contribuição na cultura nacional. Merece essa justa homenagem”, disse Bira.
Linduarte Noronha faleceu aos 81 anos devido a uma parada respiratória no último dia 30 de janeiro. O cineasta nasceu em Pernambuco, mas fez sua carreira na Paraíba. Ele é um dos pioneiros do cinema local, ficando conhecido no país pelo documentário em curta-metragem Aruanda, de 1960. O filme, sua principal obra, promoveu grandes modificações estéticas na cinematografia brasileira e é considerado um precursor do movimento Cinema Novo.
Aruanda trata da fundação de um quilombo de escravos fugidos na Serra do Talhado e revisita a mesma região flagrando os descendentes de escravos que viviam de forma primitiva, vendendo potes de barro feitos de forma artesanal.
Noronha também foi responsável pelo primeiro longa-metragem de ficção do cinema da Paraíba, Salário de Morte, de 1971.
Assessoria
EM SOLENIDADE - 06/01/2025