João Pessoa, 11 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (11), uso de tropas federais para as eleições em Itabaiana, na Zona da Mata. O caso será remetido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem cabe decidir se aprova ou não o emprego da força de segurança.
Relatora do processo, a presidente da Corte, desembargadora Agamenilde Dias, disse que a medida se faz necessária diante dos indícios de influência do crime organizado na eleição.
“O determinante para este pedido foi a interferência de pessoas ligadas a organizações criminosas, como está demonstrado nos documentos, tais documentos justificam o receio de que a livre escolha do eleitor é afetada pela ação dos criminosos”, disse a magistrada.
“Em relação ao pedido de Forças Federais, entendo que faz-se necessário para garantir a normalidade do pleito eleitoral”
A juíza Andréia Silva Matos, da 6ª Zona Eleitoral, solicitou, à presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias, reforço de segurança durante as eleições em Itabaiana, na Zona da Mata da Paraíba.
No documento, a magistrada aponta indícios de que pode haver o risco da influência do crime organizado no pleito eleitoral da cidade. Por isso, a juíza requer a presença de Força Federal para garantir a realização da eleição municipal sem problemas.
“Solicito encarecidamente o reforço policial para a cidade de Itabaiana, bem como a presença das Forças Federais para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral em 2024”, diz o documento.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024