João Pessoa, 18 de setembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
disputa pelo quinto constitucional

Anna Carla é a mais votada na lista sêxtupla para vaga da OAB no TJ; confira

Comentários: 0
publicado em 18/09/2024 ás 20h40
atualizado em 19/09/2024 ás 15h32
Anna Carla Lopes, Nevita Luna, Flávia de Paiva, Bruno Nóbrega, Breno Wanderley e Thiago Leite

Anna Carla Lopes, Bruno Nóbrega, Breno Wanderley, Thiago Leite, Nevita Luna e Flávia de Paiva foram os advogados mais votados na lista sêxtupla da eleição do chamado “Quinto Constitucional”, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), para a vaga aberta de desembargador (a) no Tribunal de Justiça da Paraíba. O pleito foi realizado durante toda esta quarta-feira (18). A votação ocorreu em 12 municípios paraibanos, contou com a participação de mais de 10 mil advogados e o resultado oficial saiu por volta das 20h30.

Pela primeira vez, por decisão do Conselho da OAB-PB, a lista foi composta obrigatoriamente por três homens e três mulheres, em votação paritária, sendo eleitos os três mais votados de cada gênero. Os seis advogados e advogadas eleitos para compor a lista paritária que será enviada ao TJPB, são: Anna Carla Lopes (3010 votos), Bruno Nóbrega (2662), Breno Wanderley (2572), Thiago Leite (2526), Nevita Franca (1924) e Flávia de Paiva (1732).

Mulheres

Anna Carla Lopes – 3010 votos
Nevita Franca – 1924 votos
Flávia de Paiva  – 1732 votos

Homens

Bruno Nóbrega – 2662 votos
Breno Wanderley – 2572 votos
Thiago Leite – 2526 votos

Votação

No total, 22 advogados disputaram a lista e cada eleitor apto pôde votar em até seis candidatos. A lista sêxtupla aleita pelos advogados será encaminhada ao TJPB. Os desembargadores escolherão três nomes que serão enviados para nomeação do governador João Azevêdo (PSB), a quem cabe a palavra final.

A eleição foi realizada das 8h às 17h na Seccional da OAB-PB em João Pessoa e nas Subseções da Ordem nas cidades de Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Patos, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Catolé do Rocha e Itaporanga, utilizou 63 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Cada eleitor pôde votar em até seis candidatos, com liberdade de escolha entre homens e mulheres. No entanto, a composição final da lista respeita a paridade de gênero, conforme o projeto aprovado pela atual gestão da OAB-PB.

Harrison avalia eleição

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, considerou o pleito tranquilo, elogiou a postura dos 22 concorrentes e destacou a inovação da disputa pela paridade.

“Uma avaliação extremante positiva e uma mensagem de equidade. Tivemos candidatas e candidatos extremamente qualificados. Estamos muito felizes com o resultado e parabenizo a todos os envolvidos e a Comissão Eleitoral. A OAB-PB forma a lista pelo voto direto, diferente de outros estados, e não em decisão do Conselho”, avaliou Targino.

Já o presidente da Comissão Eleitoral, formada pela OAB-PB para organizar o pleito, Afrânio de Melo, destacou que mais uma vez a OAB Paraíba promoveu a democracia entre seus membros. “Com essa eleição, depreende-se que nós, advogados, estamos de acordo com a democracia. E essa democracia foi expressa hoje de modo vibrante pelos advogados paraibanos”, ratificou.

MaisPB

Leia Também