João Pessoa, 17 de outubro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
serviço

Manaira Shopping recebe ação do Colégio Notarial para registro de doação de órgãos

Comentários: 0
publicado em 17/10/2024 ás 14h03
atualizado em 17/10/2024 ás 14h05
Foto: reprodução

O Manaíra Shopping receberá uma importante ação promovida pelo Colégio Notarial do Brasil, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de registrar em cartório a intenção de doar órgãos. O evento acontecerá neste sábado, das 14h às 20h.

Quatro tabeliães estarão à disposição em um estande no térreo do shopping (em frente à Laser Eletro), orientando e auxiliando gratuitamente todos os interessados em oficializar sua vontade de ser doador de órgãos. Esse procedimento garante que a doação seja registrada em um banco de dados, dispensando a necessidade de acionar a família para autorização no momento da doação.

Nesta oportunidade, os cidadãos poderão realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital que formaliza a vontade de ser doador, assegurando que essa decisão seja respeitada.

A ação também busca incentivar a emissão das AEDOs, um serviço digital que simplifica o registro da intenção de doação de órgãos, ajudando a diminuir a fila de espera, que já ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde o lançamento do serviço, mais de 220 autorizações de doação já foram solicitadas em cartórios da Paraíba.

Registrar a doação de órgãos em cartório é um passo fundamental para garantir que a vontade do doador seja respeitada, mesmo após a sua morte. Esse registro evita o sofrimento emocional dos familiares, que, no momento de perda, não precisam ser consultados para autorizar a doação. Dessa forma, a decisão registrada contribui para um processo mais ágil, aumentando as chances de salvar vidas.

O Hemocentro estará presente com uma equipe nesta ação, entre 10h e 17h (ao lado da portaria Tok&Stok, em frente ao Retão de Manaíra), oferecendo cadastro para doadores de medula óssea, reforçando a importância de diversas formas de doação para salvar vidas.

MaisPB

Leia Também