João Pessoa, 17 de outubro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Quem olhou para o céu no início da noite desta quinta-feira (17), se deparou com o fenômeno da superlua. O astro apareceu maior e mais brilhante, pois está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita.
A lua estava a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta
A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.
Superlua
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo “superlua” não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.
Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024