João Pessoa, 26 de outubro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Neste sábado (26), às 9h, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou a cerimônia de escolha e sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas no segundo turno das Eleições 2024.
A solenidade, aberta ao público, foi realizada na Sala de Sessões do edifício-sede, em João Pessoa, com transmissão ao vivo pelo YouTube e conduzida pela presidente do Órgão, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e pelo juiz membro e presidente da Cave, nas Eleições de 2024, Fábio Leandro de Alencar Cunha.
No segundo turno, realizado em João Pessoa e Campina Grande, serão testados nove equipamentos. Do total, seis passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, em uma Seção Eleitoral localizada na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa; e três, pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, nos próprios locais de votação.
O procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Renan Paes Félix, escolheu para o Teste de Integridade com Biometria a urna da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0335, instalada na Fundação Espaço Cultural.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Getúlio Lira Machado Filho, escolheu para o Teste de Integridade a urna localizada na 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0269, instalada na Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca.
Também para o Teste de Integridade, o representante da Coligação ‘Por uma Campina Campeã’, o advogado André Leandro de Carvalho, escolheu a urna localizada na 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande, seção 0027, instalada na Escola Virgem de Lourdes, Lourdinas.
E por fim, o representante da Polícia Federal, Gláuber Cavalcanti escolheu a última urna eletrônica que será submetida ao Teste de Integridade, a urna localizada na 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0553, instalada na Escola Municipal Dom Helder Câmara.
Tendo em vista que não haviam mais representantes de entidades fiscalizadores presentes à cerimônia, a servidora e integrante da Cave, Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira, e o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha procederam com o sorteio em que foram definidas as seguintes urnas:
– Urna eletrônica para Teste de Integridade, localizada 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, seção 0030, instalada na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana;
– Urna eletrônica para Teste de Integridade, localizada 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, seção 0091, instalada na EEEM Dr. Elpídio de Almeida (Colégio Estadual da Prata);
– Urna eletrônica para Teste de Autenticidade, localizada 77ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0378, instalada na Facene;
– Urna eletrônica para Teste de Autenticidade, localizada 76ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0257, instalada na Colégio Vila (antigo Master Oceania);
– Urna eletrônica para Teste de Autenticidade, localizada 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, seção 0398, instalada na Escola Municipal Carlos Neves da Franca.
OPINIÃO - 22/11/2024