João Pessoa, 28 de outubro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governador João Azevêdo (PSB) analisou, em entrevista ao Portal MaisPB e Programa HoraH, nesta segunda-feira (28), o panorama das eleições municipais em João Pessoa e Campina Grande pensando no pleito de 2026.
Azevêdo afirmou que a base governista sai fortalecida das eleições municipais, tanto com a vitória de Cícero Lucena (PP) na capital, como na derrota de Jhony Bezerra (PSB), em Campina Grande. Durante a conversa, o gestor classificou as duas campanhas como “extraordinárias”.
“Em João Pessoa tivemos um resultado extraordinário, que era esperado lá no primeiro turno eu dizia que a festa tinha simplesmente sido adiada, mas que seria confirmada no segundo turno. Em Campina Grande tivemos uma disputa muito acirrada, Jhony desempenhou um papel extraordinário para quem tinha começado uma campanha com o desconhecimento (…) Ele desempenhou o seu papel de uma melhor maneira possível e teve uma votação extraordinária de 100 mil votos. Isso é muito importante. Mostrou claramente que Campina Grande tem, sim, pessoas que pensam em mudar”, disse João.
Questionado sobre o próximo pleito, João detalhou a estratégia que será adotada por seu bloco e estipulou o mês de janeiro de 2025 como data para dar início as articulações políticas pensando em 2026.
“Nós vamos começar os trabalhos agora, a partir de janeiro, de articulação, visando aumentar ainda mais esse número de pessoas que acreditam nessa forma de governar que o PSB trouxe para Paraíba. Uma gestão que traz resultado, uma gestão que não discrimina, uma gestão que leva benefícios para todos os municípios, independente da cor partidária que o prefeito tenha naquele momento. Nós vamos continuar da mesma forma, não há mudança absoluta nenhuma de estratégia. Mas eu acho que o nosso grupo político sai muito fortalecido, sai muito fortalecido e nós vamos trabalhar agora para consolidar o projeto de vida”, complementou o governador.
Confira entrevista na íntegra:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) foi reeleito, no último domingo (27), para mais quatro anos de mandato. Antes mesmo da totalização dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia confirmado a vitória do gestor com mais 64% dos votos. Marcelo Queiroga (PL) ficou em segundo lugar com 35,9%.
Filiado ao Progressistas, Cícero Lucena tem 67 anos e dará início ao quarto mandato como prefeito de João Pessoa. Ele tem como candidato a vice Leo Bezerra, do PSB. Os dois estão à frente da Coligação João Pessoa no Caminho Certo e são apoiados pelo governador João Azevêdo (PSB).
No primeiro turno, o gestor recebeu 205.122 votos, o que representou 49,16% da votação.
Bruno Cunha Lima (União) foi reeleito prefeito de Campina Grande no segundo turno da eleição municipal, neste domingo (27), com 136.191 votos, o que representa 57,94% dos votos válidos. Alcindor Vilarim (Podemos) foi eleito vice-prefeito da cidade.
Cunha Lima disputava com Dr. Jhony (PSB), candidato que obteve 42,06%, com 98.852 votos.
Bruno Cunha Lima tem 33 anos e começou a carreira política em 2012, quando foi eleito vereador de Campina Grande. Já em 2014, foi eleito deputado estadual pelo PSDB.
MaisPB
OPINIÃO - 29/10/2024