João Pessoa, 14 de novembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O preconceito e a falta de informação são dois fatores que inibem muitos homens de cuidarem da saúde. O médico urologista Felipe Ramalho, da equipe da Funasa Saúde, aproveita a campanha Novembro Azul para alertar sobre a importância dos filhos terem atenção com a saúde dos pais, principalmente os mais idosos.
Felipe Ramalho aponta que os mais jovens contribuam para quebrar a resistência dos homens mais velhos em realizar os exames de avaliação da saúde, principalmente os de prevenção ao câncer de próstata, que devem ser feitos na faixa etária dos 50 aos 80 anos.
“O rastreio do câncer de próstata deve ser feito dos 50 aos 80 anos. Então, pega essa população mais idosa, que é justamente a parte da população que tem mais resistência a procurar um médico. Se, por acaso, o seu pai não vai ao médico, seu avô não vai, pegue na mão dele e traga para fazer os exames de prevenção”, recomenda Felipe Ramalho.
O urologista ressalta que os exames preventivos, especificamente no caso do câncer de próstata, são o PSA (exame sanguíneo) e o toque retal (exame físico), e que eles se complementam.
Felipe Ramalho relembra o objetivo da campanha Novembro Azul: “É importante fazer esse chamamento para que o homem tome conhecimento da sua própria saúde e procure um médico para fazer uma avaliação e prevenir doenças”.
O médico ressalta que o associado da Funasa Saúde tem acesso no centro médico de João Pessoa o atendimento para fazer os exames preventivos voltados à saúde do homem. As informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil do Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude).
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024