João Pessoa, 12 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os funcionários públicos que atuam na Secretaria de Saúde de Campina Grande encaminharam um ofício, nessa quarta-feira (11), à Prefeitura de Campina Grande para relatar atrasos nos pagamentos referentes aos salários de novembro e o 13° salário.
Em nota, a Secretaria de Saúde da Rainha da Borborema informou que o pagamento deve ser realizado após a aprovação do pedido de suplementação orçamentária enviado ontem (11) para Câmara Municipal. A matéria deveria ter sido votada hoje, mas foi adiada para esta sexta-feira (13).
Em entrevista ao Portal MaisPB e Programa Hora H, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (SINTAB), Franklyn Ikaz, afirmou, que até esta quinta-feira (12), não obteve resposta de nenhuma das partes.
“Nós cobramos explicação oficialmente, encaminhamos ofício tanto para o prefeito como para o secretário de saúde, o problema de pagamentos aconteceu na secretaria de saúde, encaminhamos ofício para conversar sobre esses problemas nos pagamentos, até porque também temos mais dois pagamentos, são duas folhas na sequência que a gente passa a se preocupar porque a folha de dezembro ainda não foi concluída. A nossa resposta foi o silêncio, ninguém nos respondeu e não nos justificou não ter respondido”, afirmou Franklyn.
“Hoje eu estive fazendo visitas aos postos de saúde, é um ambiente fúnebre, um ambiente de velório nos locais de trabalho porque os prestadores, a maioria da rede municipal de Campina Grande estão sem receber”, complementou.
O que diz a Câmara de Campina Grande
O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos), declarou que esteve em Brasília nesta semana, junto de outros vereadores, e por isso tiveram problemas para votar a suplementação de crédito do pagamento desses servidores da saúde e prestadores de serviços da área.
“Tivemos problemas de votar, ou seja, de analisarmos o projeto no dia 11, pois estava em Brasília. Mas isso não foi a questão, até mesmo que nós tínhamos outros vereadores. Mas a questão foi o período em que o projeto chegou na Câmara. Mas mesmo assim, sabemos a nossa responsabilidade e nós já estamos nos movimentando. Inclusive, houve uma convocação por parte da mesa diretora para sábado (…) Então é nesse intuito, justamente, para dar tempo ainda amanhã, para que o Poder Executivo possa executar o pagamento desse funcionário da saúde e os prestadores de serviço da saúde”, disse Marinaldo.
Quanto às justificativas do Poder Executivo para a necessidade de suplementação, o vereador explicou que o projeto ainda está sob análise pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB), além da Comissão de Redação e Justiça.
“A comissão de Redação e Justiça, então amanhã, na hora da análise do projeto, é que será esboçado todos esses temas, esses questionamentos. Mas o nosso propósito é de votarmos, de apreciarmos e, tenho certeza, votarmos o projeto que corresponde à suplementação para pagar os servidores da saúde de Campina Grande”, finalizou Marinaldo.
Confira nota divulgada pela Prefeitura de Campina Grande:
A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que o pagamento do salário dos prestadores de serviço contratados depende de novo acréscimo na dotação orçamentária anual, cuja solicitação de suplementação já foi enviada para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.
Dessa forma, o pagamento do salário, previsto inicialmente para esta terça-feira, 10, somente poderá ser realizado após a aprovação do pedido de suplementação, o que deve ocorrer com brevidade, visto que a solicitação, feita na segunda-feira, 9, é que a matéria seja apreciada em caráter de urgência. A previsão é que o pagamento seja realizado até a quinta-feira, 12.
Os recursos estão assegurados, mas dependem desta dotação orçamentária. Nesta terça-feira, 10, foi creditado o valor do complemento do Piso Nacional da Enfermagem de todos os profissionais, uma vez que já havia orçamento prévio aprovado para esta rubrica.
MaisPB
TURISMO - 19/12/2024