João Pessoa, 25 de dezembro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Após quase 60 anos desde a sua segunda edição, foi lançada, na última quinta-feira (19), a obra histórica, revista e ampliada, do clássico “Roseira Brava”, da poeta natalense e imortal Palmyra Wanderley. O livro, lançado em primeira edição no ano de 1929, é classificado como modernista e considerado um título seminal da poesia potiguar do século 20. No lançamento, teve uma mesa redonda com a presença de Alexandre Alves, Diva Cunha e Vicente Serejo, que assinaram prefácios e posfácio. A orelha é de Regina Azevedo.
Este é o segundo título lançado este ano pelo Governo do RN e representa a retomada do parque gráfico do Estado, fruto da parceria firmada entre o Departamento Estadual de Imprensa (DEI-RN) e a Fundação José Augusto, via Gráfica Manimbu. A nova edição, física e virtual, que totaliza cerca de 600 páginas, reúne os textos introdutórios das edições anteriores. O livro físico será comercializado por 40 reais e o e-book poderá ser acessado gratuitamente, via QR Code.
O volume, que reúne as duas edições do livro (a de 1929 e a de 1965), reapresenta a lírica, o mistério e a observação sensível do mundo que Palmyra Wanderley oferece. Poeta e cronista, a escritora era também uma agitadora cultural. Ela nasceu em 1894 e faleceu em 1978, tendo ingressado na Academia Norte-riograndense de Letras (ANL) em 1936, quando escolheu Auta de Souza como patrona.
A primeira edição de “Roseira Brava” teve lançamento também na capital pernambucana, onde recebeu muitos elogios da imprensa e da crítica, e ganhou repercussão nacional, por meio de artigos assinados por Andrade Muricy, Tristão de Athayde, Agripino Griecco e João Ribeiro.
Segundo o pesquisador Thiago Gonzaga, em artigo publicado no ano de 2018 no blog Papo Cultura, “em 1914, Palmyra idealizou, organizou e dirigiu, juntamente com sua prima, Carolina Wanderley, uma revista feminina pioneira, ‘Via Láctea’, periódico que circulou até 1915 e trazia colaborações de mulheres escritoras do Estado. Nessa revista, bradavam seu grito de liberdade contra a sociedade machista e opressora da época”.
Palmyra consta na primeira antologia poética do Rio Grande do Norte, organizada por Ezequiel Wanderley, com 108 escritores, sendo doze mulheres, tais como Nísia Floresta e Auta de Souza.
Serviço: “Roseira Brava, de Palmyra Wanderley | Lançamento.
Preço do exemplar: R$ 40.
MaisPB
TURISMO - 19/12/2024