João Pessoa, 14 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
multa de até R$ 10 mil

Turistas invadem local proibido para fotos e são multados em Fernando de Noronha

Comentários: 0
publicado em 14/01/2025 ás 15h09
Foto: reprodução/Instagram

Uma turista foi filmada invadindo uma área proibida para tirar fotos num precipício no Mirante Dois Irmãos, dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, no último sábado (11). Quatro pessoas foram multadas por violar as fitas de contenção e colocar em risco a unidade de conservação ambiental.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os invasores foram identificados e serão multados em até R$ 10 mil. O flagrante, gravado por um guia de turismo, viralizou nas redes sociais.

Imagens que circulam na internet mostram uma mulher de biquíni, em cima de uma pedra, posando para fotos. Ela está do outro lado da cerca que delimita a área de uso público. Do lado de dentro do mirante, está um homem, que, com um celular, registra as imagens.

O guia chegou a alertar aos turistas que o acesso naquela região era proibido. No entanto, eles seguiram desobedecendo a orientação.

A geóloga Joana Sanchez, que trabalha em Fernando de Noronha há três anos com análise de risco geológico, classificou o caso como “absurdo”, pois as rochas estavam soltas e a mulher corria risco de perder a vida.

“As rochas estão completamente soltas. É um lugar muito perigoso. Inclusive, a parte de baixo, foi interditada, porque essas rochas, exatamente onde elas [turistas] estavam, são soltas do paredão e podem cair a qualquer momento. E o paredão é muito alto”, explicou a especialista ao Portal G1.

MaisPB