João Pessoa, 15 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Yoon Suk Yeol

Presidente afastado da Coreia do Sul é preso por insurreição

Comentários: 0
publicado em 15/01/2025 ás 08h35
atualizado em 15/01/2025 ás 08h57
Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol Foto: Gabinete Presidencial da Coreia do Sul

O ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foi detido nesta quarta-feira (15) para prestar declarações sobre a imposição de lei marcial em dezembro. Suk Yeol é o primeiro chefe de Estado sul-coreano em exercício a ser detido. Ele permaneceu em silêncio durante o interrogatório, conforme informado por autoridades do Gabinete de Investigação da Corrupção (CIO).

Yoon foi preso após uma operação em grande escala na residência presidencial de Suk Yeol, em um bairro nobre de Seul. O ex-presidente estava sem sair da residência há semanas.

Antes da chegada das autoridades, Suk Yeol gravou uma mensagem de vídeo, afirmando que concordou em se submeter ao interrogatório para “evitar qualquer infeliz derramamento de sangue”, mas acrescentou que não reconhece a legalidade da investigação.

Em janeiro, uma tentativa anterior de detenção de Suk Yeol havia sido frustrada.

Yoon foi preso no âmbito de uma investigação criminal que apura acusações de insurreição. Isso porque em dezembro o presidente decretou uma lei marcial que restringiu direitos civis. A medida foi suspensa em poucas horas, após uma votação do Congresso. Vale lembrar que, por conta da lei marcial, o presidente sofreu um impeachment dias depois.

MaisPB