João Pessoa, 01 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
orçamento

Nova administração no Congresso abre diálogo sobre emendas, avalia Efraim

Comentários: 0
publicado em 01/02/2025 ás 10h04
atualizado em 01/02/2025 ás 12h22

(Brasília – DF) – O senador paraibano Efraim Filho (União) avaliou, em entrevista ao Portal MaisPB, na manhã deste sábado (1°), que a chegada de uma nova administração no Congresso Nacional pode representar uma retomada do diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento e as emendas parlamentares.

“Já se percebia que a relação entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso, especialmente no tema do orçamento, estava desgastada, estrangulada em alguns momentos, tanto com o presidente da Câmara, Arthur Lira, quanto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco”, afirmou o senador.

Para ele, com a entrada de novas figuras como Davi Alcolumbre (União) e Hugo Motta (Republicanos), há uma “janela de oportunidades” para avançar na transparência e rastreabilidade das emendas sem que o controle orçamentário volte integralmente ao governo.

“Precisamos avançar nos temas da transparência e da rastreabilidade dos recursos, mas não podemos permitir que se volte a um tempo que não deixou saudades — um tempo em que o controle do orçamento estava nas mãos do governo, gerando um cenário de ‘toma lá, dá cá’ e de negociações políticas baseadas na liberação de verbas”, criticou.

Segundo Efraim, atualmente, a principal preocupação de parte do Congresso é evitar que o Executivo retome o controle sobre a execução das emendas.

“Acredito que o perfil de serenidade e amadurecimento que Davi e Hugo podem demonstrar a frente dos poderes, poderá encaminhar melhor essa solução junto ao Supremo Tribunal Federal avançando nos critérios de rastreabilidade e transparência, que é o que a gente defende”, finalizou Efraim.

MaisPB