João Pessoa, 05 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Paraíba registrou um aumento de 40% nos casos de dengue em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do passado. Até o dia 1º de fevereiro, o estado contabilizou 674 casos. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), que divulgou um novo boletim epidemiológico das arboviroses.
Segundo o boletim, os casos prováveis de chikungunya caíram 48%, com 55 registros, enquanto os de zika vírus tiveram uma queda de 89%, com somente um caso notificado. Além disso, a febre de Oropouche registrou sete casos prováveis, correspondendo a 0,95% do total.
Para a técnica responsável pela vigilância das arboviroses, Carla Jaciara, a colaboração da população é fundamental para combater essas doenças. “É importante que a população, no caso de qualquer sinal ou sintoma sugestivo de uma dessas doenças, procure logo um serviço de saúde, não se automedique, para que o seu caso seja notificado e identificado para ser tratado de forma adequada e oportuna, como também, deve ficar atenta a qualquer meio que acumule água para que seja eliminado e a gente consiga fazer a vigilância de forma correta”, afirmou.
Mortes
Embora o boletim não registre mortes confirmadas por dengue, dois óbitos estão sendo investigados nos municípios de Campina Grande e São Domingos do Cariri. Para chikungunya, zika e febre de Oropouche, não há óbitos confirmados ou em investigação até o momento.
MaisPB
BASTIDORES DA POLÍTICA - 05/02/2025