João Pessoa, 06 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ACUMULO DE ÁGUA

Aesa espera que nos próximos meses chuvas se intensifiquem no Sertão

Comentários: 0
publicado em 06/02/2025 ás 18h24
atualizado em 06/02/2025 ás 18h30

A meteorologia tem previsto chuvas em todo território paraibano. Entretanto, as maiores precipitações são registradas na parte Leste do Estado, o que dá tranquilidade para os mananciais que abastece cidades da região, como João Pessoa.

Em entrevista ao Portal MaisPB, o diretor da Agência Executiva das Águas no Estado (AESA), Porfírio Catão, lembrou, mesmo ainda não estando em período chuvoso, mananciais como o de Gramame/Mamoaba, que abastece cidades da região metropolitana, já somam mais de 80% de sua capacidade.

Catão espera que nos próximos meses as chuvas se intensifiquem mais no interior e Sertão, onde o nível de alguns açudes é preocupante.

“Todos os reservatórios estão recebendo pequenas recargas mas a gente espera que no final do período chuvoso tenhamos uma recarga satisfatória”, disse o gestor.

No geral, Porfírio Catão considera “satisfatória” a quantidade de água acumulada na Paraíba, que é de 47% da capacidade do Estado. Para o período chuvoso é aguardado que esse volume chegue a 75%.

Até agora, já são cinco açudes sangrando na Paraíba. Um em Araçagi, no Brejo, três no Cariri, na região de Monteiro, e um em Juru, no Sertão.

MaisPB