João Pessoa, 10 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura de Sapé recebeu quatro câmaras frias para armazenamento de vacinas e medicamentos. A doação foi feita pela Fiocruz, instituição de pesquisa biomédica e de produção de medicamentos e vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”.
Durante a execução do projeto, que tem por objetivo fortalecer a imunização na região Nordeste e, em especial, na Paraíba, foram realizados diversos módulos de capacitação para os profissionais da área, gerando também a possibilidade de cada município solicitar equipamentos ou melhorias para sua rede de imunização. No caso de Sapé, a solicitação ocorreu após uma visita técnica da Fiocruz às salas de vacina do município, onde foi avaliada a estrutura existente e identificada a necessidade de reforçar o armazenamento e acondicionamento dos imunizantes.
O prefeito Major Sidnei celebrou a chegada das câmaras, que vão beneficiar não só as unidades de saúde da zona urbana, mas também da zona rural. “Esse é um grande reconhecimento, principalmente por vir de uma instituição como a Fiocruz. Isso é resultado de um trabalho estratégico e eficiente da Secretaria de Saúde”, pontuou.
A câmara fria é essencial para manter a qualidade e segurança das vacinas, já que essas requerem temperaturas controladas. O equipamento também contribui para a eficiência do serviço de vacinação, assegurando que os imunizantes mantenham sua eficácia até o momento da aplicação na população.
De acordo com a Secretaria de Saúde, com o reforço, o setor de imunização na vigilância e saúde amplia a capacidade de armazenamento e reforça a importância da imunização como estratégia de saúde pública, dentro de um esforço regional para melhorar os índices de cobertura vacinal.
MaisPB
NO ALMEIDÃO - 09/02/2025