João Pessoa, 23 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério da Saúde, o Centro de Operações e Resistência do Estado do Rio de Janeiro juntamente com a CET Rio e a Secretaria Municipal da Saúde estão cancelando o carnaval de 2025 por motivo de calor extremo. Tais riscos associados ao calor extremo para a saúde são alarmantes e podem resultar em sérias consequências. Em situações em que as pessoas estão expostas a altas temperaturas, sobretudo em locais mal ventilados ou com grande concentração de pessoas, diversos problemas de saúde podem surgir como problemas no pulmão, desmaios, tonturas, até a morte!
Ondas de calor como a que atinge diversas regiões do Brasil com alta de temperaturas de até 5°C têm sido reforçadas por um bloqueio de pressão atmosférica, pelo El Niño e por mudanças climáticas.
Às 6h da manhã a temperatura já lembra o calor dos dias de verão às 9h. Às 10h já temos o calor de meio-dia. O mais grave é que esse calor após as 12h, pode permanecer até mesmo noite adentro.
Devido a todas essas reclamações, recomendações e restrições fica acertado que o Carnaval na verdade está adiado para abril.
A data mais provável para a comemoração momesca é o dia 15 de abril, segundo estudos mais robustos sobre segurança climática.
Isto é, nesse período a temperatura volta a níveis supostamente mais amenos, suportando a realização dos desfiles das escolas de samba e passagens de blocos para até mais de um milhão de pessoas.
Hidratação, é recomendação médica mais frequente.
Rivotril para os ansiosos é a segunda recomendação, pois terão seus momentos de folia abalados e atrasados por mais de um mês.
A Secretaria especial de Turismo e Crise já montou um calendário “off”, regado a muita praia na região dos Lagos, como também cachoeiras e riachos na região serrana, já o prefeito revelou obras de refrigeração por ar-condicionado nos túneis da cidade e uma cobertura especial climatizada em toda região do Saara.
Ah, e se você acreditou é que a onda de calor já está afetando seus neurônios!
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
REAJUSTE - 21/02/2025