João Pessoa, 23 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Cancelaram o carnaval

Comentários: 0
publicado em 23/02/2025 ás 07h00
atualizado em 22/02/2025 ás 18h43

O Ministério da Saúde, o Centro de Operações e Resistência do Estado do Rio de Janeiro juntamente com a CET Rio e a Secretaria Municipal da Saúde estão cancelando o carnaval de 2025 por motivo de calor extremo. Tais riscos associados ao calor extremo para a saúde são alarmantes e podem resultar em sérias consequências. Em situações em que as pessoas estão expostas a altas temperaturas, sobretudo em locais mal ventilados ou com grande concentração de pessoas, diversos problemas de saúde podem surgir como problemas no pulmão, desmaios, tonturas, até a morte!

Ondas de calor como a que atinge diversas regiões do Brasil com alta de temperaturas de até 5°C têm sido reforçadas por um bloqueio de pressão atmosférica, pelo El Niño e por mudanças climáticas.

Às 6h da manhã a temperatura já lembra o calor dos dias de verão às 9h. Às 10h já temos o calor de meio-dia. O mais grave é que esse calor após as 12h,  pode permanecer até mesmo noite adentro.

Devido a todas essas reclamações, recomendações e restrições fica acertado que o Carnaval na verdade está adiado para abril.

A data mais provável para a comemoração momesca é o dia 15 de abril, segundo estudos mais robustos sobre segurança climática.

Isto é, nesse período a temperatura volta a níveis supostamente mais amenos, suportando a realização dos desfiles das escolas de samba e passagens de blocos para até mais de um milhão de pessoas.

Hidratação, é recomendação médica mais frequente.

Rivotril para os ansiosos é a segunda recomendação, pois terão seus momentos de folia abalados e atrasados por mais de um mês.

A Secretaria especial de Turismo e Crise já montou um calendário “off”, regado a muita praia na região dos Lagos, como também cachoeiras e riachos na região serrana, já o prefeito revelou obras de refrigeração por ar-condicionado nos túneis da cidade e uma cobertura especial climatizada em toda região do Saara.

Ah, e se você acreditou é que a onda de calor já está afetando seus neurônios!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB