João Pessoa, 11 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Parece bem claro que não há uma beleza, per si. Se o belo é, assim absoluto, é de outra dimensão, inacessível aos humanos, uma preocupação do além, a contemplação bem intencionada dos filósofos e dos artistas.
Alguém poderia argumentar que o mundo está cheio de coisas belas e disso, não faz questão de esconder. Bastaria estirar os olhos para a natureza, modelagem perfeita, proporções magníficas, o encantado cotidiano exposto aos nossos olhos, revirando-os, para a contemplação.
Mas, você já considerou ser a beleza simples construção humana? Seus olhos, sua mente, sua sociabilidade, seu ambiente e tempo moldando aquilo que lhe fascina e você, iludido, abismado e perdido dentro de si mesmo, o tem por belo, estonteado, certo que que viu a beleza em sua plenitude.
Não é uma ideia de todo absurda, afinal ninguém é dono de um critério absoluto de beleza.
No entanto, alguns seres humanos desencapados do juízo, põem suas maledicências para fora, condenam o nariz adunco de Joaquina, o corpo roliço de Maria, a magreza afoita de José, a fanha voz de Carmelito, as sobrancelhas grossas de Etelvina, os olhos esbugalhados, de Ambrósio, a careca reluzente de Chico Leite.
E se arvoram em julgadores. E assim se vão. E pioram. Tudo começa por um fuxico no zap-zap, que vai crescendo, crescendo… Formam os muxoxos em agremiações, nelas põem um pomposo nome para disfarçar as pútridas razões das suas entranhas, acrescentam fermento ao bolo, Igrejas se voltam contra as pessoas humildes, mas alguns dos seus pregadores desejam, com sofreguidão, a morte do presidente, depois, vem o arrebate final, como no dia do juízo, fundam um partido político para defenderem Satanás.
Um Satanás diferentão que se diz cristão, conversador, pró-armas. Todos sabem: é faminto por dinheiro, hipócrita, misógino, racista e agora, terrivelmente poliglota de mentirinha.
Daí que é preciso voltar ao fio da meada. Ora, ora, o belo pode ser uma construção, mas o que é feio, é feio!
@professorchicoleite
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
SUCESSÃO EM 2026 - 10/04/2025