João Pessoa, 17 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Com o passar do tempo e o tempo voa, percebemos que as festas, os convidados e multidões barulhentas já não nos atraem. Para quem observa de fora, pode parecer que perdemos o brilho ou a vontade de viver, mas essa não é a verdade. A verdade é que ninguém gosta de ouvir a verdade.
Na realidade, aprendemos a viver diferente, porque somos diferentes; Compreendemos que não precisamos estar em todos os lugares, rir sempre ou nos encaixar em situações onde não encontramos espaço. A vida nos ensina a evitar forçar nossa presença onde nosso coração já não bate longe dali.
Com leveza, sutileza, o que antes parecia um sonho distante, começamos a afirmar: ´Isso não é mais pra mim´ Quem ouve essa mudança pode sentir de outra forma, mas só quem já passou por essa transformação, entende: não é tristeza. É alívio, é paz, é sossego. É a paz que vem de saber que não precisamos mais provar nada para ninguém.
É maravilhoso poder dizer: “Isso eu quero. Isso eu não quero.” Isso, meu amigo, é liberdade. E essa liberdade é uma conquista, uma estrada e abraça a alma, não tem idade. Ela surge quando decidimos parar de correr atrás de tudo e começamos a buscar apenas o que realmente faz sentido para nós.
É maravilhoso poder viver, ser livre.
A viagem no tempo torna-se inevitável assim que começamos a explorar o interior do barco, como está na canção de Pedro osmar “Lá vem a barca, Trazendo o povo
P’ra liberdade, Que se conquista”Se há algo que lamentamos nessa vida, é o fato de não termos aprendido isso antes. Mas tudo bem… Quando a liberdade finalmente chega, mesmo que tardiamente, entendemos: nunca foi sobre desistir. Sempre foi sobre voltar pra casa. Assim caminhamos sem medo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
PROGRAMA HORA H - 16/04/2025