João Pessoa, 21 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou luto oficial de sete dias no Brasil após a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Em pronunciamento nas redes sociais, o chefe do Executivo destacou o legado de amor, solidariedade e justiça deixado pelo pontífice argentino.
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos (…) Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil”, escreveu Lula.
Lula recordou com carinho os encontros que teve com o Santo Padre, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, destacando a comunhão de ideais em torno da paz, da igualdade e da justiça.
“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou.
O presidente também ressaltou a postura firme do Papa em defesa do meio ambiente, dos pobres, dos refugiados e das vítimas das guerras e do preconceito.
“Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças”, pontuou.
MaisPB
PROGRAMA HORA H - 16/04/2025