João Pessoa, 24 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Lula (PT) embarca na noite desta quinta-feira (24) para Roma, na Itália, para participar do funeral do Papa Francisco, que faleceu na última segunda (21). A cerimônia de despedida do pontífice deve reunir cerca de 200 chefes de Estado e governo.
Com Lula, estarão os representantes dos Três Poderes brasileiros: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A primeira-dama Janja da Silva também vai integrar a comitiva oficial. O grupo embarca às 22h com previsão de chegada à Europa nesta sexta (25).
O funeral do Papa será realizado no sábado (26), no átrio da Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto e orações em memória do Papa.
Após a missa, ocorrerão os ritos solenes da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas que encerram oficialmente as exéquias. O corpo do Papa será então transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontecerá o sepultamento.
MaisPB
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025