João Pessoa, 18 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Pode até ser sincera a esquiva do deputado federal e ex-prefeito Veneziano Vital em disputar, mais uma vez, a cobiçada Prefeitura de Campina Grande. Quem o conhece de perto sabe que Veneziano ainda faz política com certo romantismo e costuma falar de coração aberto sobre o que pensa e sente.
Pode até ser completamente verdadeira sua intenção de cumprir integralmente o mandato de deputado federal, confiado por 177.680 paraibanos, mesmo espaço outrora ocupado pelo seu pai, o tribuno Vital do Rêgo, e pelo seu irmão, Vital Filho, ambos dois azes na locução e no conhecimento profundo do legislativo.
Pode até ser lógico o interesse em preservar o passe do seu sonhado projeto de, finalmente, pleitear o governo da Paraíba, frustrado ano passado, parte pelo fogo amigo dos seus companheiros do PMDB, parte pela polarização entre Ricardo e Cássio e parte pelos desgastes de imagem do final de sua gestão.
Pode até ser que Veneziano esteja falando do fundo da alma, quando cita outros nomes e leque de opções disponíveis na oposição campinense para enfrentar a reeleição do prefeito tucano Romero Rodrigues. A própria ex-primeira-dama, Ana Cláudia, seria um desses trunfos a serem colocados no debate. Nenhum deles, porém, acabou de sair de uma eleição na cidade com 62 mil votos na bagagem.
Tudo isso pode corresponder e realmente estar passando pela cabeça encaracolada de Veneziano, o jovem ex-vereador que um dia tomou coragem, enfrentou e venceu a fortaleza Cunha Lima na cidade e de lá pra cá escreveu seu nome na passarela dos políticos de destaque dessa Paraíba.
Mas, ainda que queira, ele não terá como se livrar dessa sentença que o destino sopra sobre seu futuro político. Por uma razão elementar; inexiste, no agrupamento opositor campinense, um só nome com mesma força e carisma para enfrentar Romero, em pé de igualdade, e com chances de vitória. Pelo seu tamanho, Veneziano é um homem ‘condenado’ a ser candidato.
Correndo… –Pouca gente fala e nem o próprio admite, porém, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), acalenta o desejo de viabilizar candidatura a prefeito de Campina.
…Por fora – Em que pese toda ligação com Pocinhos, terra da qual foi prefeito várias vezes, Galdino é natural de Campina e vem intensificando mineiramente sua presença na cidade.
PDT na parada – Ausente da eleição municipal de 2012 em Campina Grande, quando nem se coligou com qualquer uma das coligações e nem sequer lançou candidato a vereador, o PDT agora tem motivos para entrar no debate da sucessão campinense. É o partido da vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), que precisa chegar bem em 2018.
Receio – Em contato com a Coluna, o novo cidadão paraibano e empresário Carlos Martins Wizard confessou preocupação com a avançada “crise de credibilidade” no Brasil.
Recepção – Na visita ao Sistema Correio, Wizard conversou nos bastidores do Correio Debate (rádio) com o empresário Roberto Cavalcanti e a executiva Beatriz Ribeiro.
Bilionário – Ex-dono do grupo Wizard, vendido por R$ 2 bilhões, e agora da rede Mundo Verde, Carlos morou discretamente em João Pessoa três anos em missão da Igreja Mórmon.
Provas – Pesada documentação, contendo quebras de sigilos, desembarcou nestes dias na inflamável CPI da Petrobrás, presidida pelo deputado paraibano Hugo Motta (PMDB).
Testemunha – Auxiliar presente à reunião do prefeito Luciano Cartaxo (PT) com secretários garante: não houve nenhum ruído do gestor com Lucius Fabiani, da Emlur, como ventilado aqui.
Greve à… – A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba marcou para seis de maio assembléia para debater reajuste salarial e “precarização do trabalho acadêmico”.
…Vista – Segundo o presidente da ADUEPB, Juscelino Lucena, já foram esgotadas todas as possibilidades de diálogo com a administração central da universidade e o governo.
Direitos e… – O reitor da instituição, professor Rangel Júnior, lamentou a situação: “A data-base é um direito. A lei o assegura. Porém, os estudantes também têm o direito às aulas”.
…Deveres – “O que lamento é ver a possibilidade desse quadro ameaçar o direito de uns tantos para tentar garantir o direito de outros”, ressaltou Rangel, em mensagem à Coluna.
Profecia – “Vai ter muita novidade daqui pro final do ano”. É o que pensa e projeta o vereador petista Fuba Maroja sobre os movimentos políticos da sucessão na Capital.
PINGO QUENTE – “Não sou muito de discurso”. Do deputado Zé Paulo (PC do B), admitindo pouca aptidão para a ocupação da tribuna da Assembleia Legislativa.
*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
ENTREVISTA - 13/01/2025